Quando chegou ao mercado brasileiro, há pouco mais de nove anos, o Citroën C3 conquistou os olhares principalmente do público feminino, ainda mais porque fez sua primeira aparição ao público durante o São Paulo Fashion Week, balado evento de moda realizado na capital paulista. O visual cativante, com linhas arredondadas por todos os lados, e a boa relação de custo benefício, fez com que o compacto francês obtivesse boas vendas até mesmo nesses últimos anos, quando ficou defasado frente aos concorrentes. Agora, em nova geração, o Citroën pretende repetir a mesma receita do primeiro modelo, competindo de igual para igual com o renovado Punto e os novos Sonic e New Fiesta, os dois primeiros lançados neste ano, enquanto o último chegou por aqui no ano passado, mas apenas agora está deslanchando nas vendas.
Porém, o novo C3 deverá ter um público mais equilibrado, diferente da versão anterior, que tinha mais de 63% de seus exemplares adquiridos por mulheres. “Não estamos lançando um carro para mulheres, como ficou marcado o C3 atual, mas um modelo para todos os públicos”, afirmou a montadora europeia. Desenvolvido e produzido no Brasil, no Centro de Produção de Porto Real (RJ), da PSA Peugeot Citroën, o novo Citroën C3 é baseado em uma nova plataforma e conta com um novo conjunto mecânico: motores, caixas de câmbio, direção, suspensão, freios, rodas e pneus, além de um interior completamente redesenhado. No visual, o novo C3 preservou as formas arredondadas, mas agora está mais moderno, com a nova filosofia de design da empresa.
Visual externo
A dianteira é marcada, principalmente, pelos faróis angulosos em forma de bumerangue e pela grade cromada situada entre eles, com o duplo chevrón da Citroën na parte central, estendido por dois filetes de mesma dimensão. O para-choque tem uma grande entrada de ar, que ostenta na parte mais superior o suporte de placa. Logo nas extremidades da grade há os faróis de neblina e, nas variantes mais caras, filetes em LEDs diurnos, como nos modelos vendidos na Europa. Na lateral, o formato da janela acompanha a linha do teto, formando um conjunto mais harmonioso. Na traseira, as lanternas são verticais e invadem a tampa do porta-malas, que inclusive tem capacidade para 300 litros – volume que salta para 1.000l com os bancos traseiros rebatidos. Ainda na tampa do porta-bagagens, há um grosso filete cromado na parte inferior. O suporte de placa fica no para-choque.
Interior
Por dentro, as novidades continuam. O painel traz inspiração nos irmãos maiores C3 Picasso e AirCross, com desenho tanto quanto simples e cinco saídas de ar, sendo três na parte central e duas nas extremidades da peça. Por falar em console central, lá há, no topo, os controles do ar-condicionado (que dependendo da versão é manual ou automático) e logo abaixo o sistema de som, os mesmos dos carros familiares. O porta-luvas traz iluminação e, também de acordo com a versão, saída de ar-condicionado para manter uma latinha de refrigerante, por exemplo, refrigerada durante a viagem.
O painel de instrumentos apresenta três “copinhos”, sendo o do meio que exibe o velocímetro, o esquerdo o conta-giros e o direito a temperatura do motor, as informações do computador de bordo e os hodômetros, sempre com iluminação branca, tanto nos números e desenhos como nos ponteiros. As portas contam agora com os botões dos vidros e retrovisores elétricos. O volante é o mesmo das minivans e pode ter acabamento em alumínio. O banco traseiro é bi-partido e traz cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos. No entanto, a cabine do novo C3 fica devendo no número de porta-objetos.
Porém, o que encanta mesmo no Citroën C3 2013 é o para-brisa Zenith, que conta com comprimento de 1.350 mm e aumento do ângulo de visão em 80°, o que dá uma melhor sensação ao motorista e passageiro. Nele, há fixado somente o espelho retrovisor. E caso o motorista se incomode em dias ensolarados, por exemplo, pode puxar uma peça que faz com que o Zenith se torne um para-brisa convencional. Ponto alto do projeto, o para-brisa Zenith terá amplo destaque na comercialização, com volumes iniciais de produção superiores a 70%.
Motores
O novo C3 será oferecido com duas opções de motores: 1.5 e 1.6 litro, ambos bicombustíveis. O primeiro deriva do antigo 1.4 e usa quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio e oito válvulas, capaz de atender normas de emissões como Euro 5 e PL6. A concepção do projeto levou em conta o ganho de eficiência, representada pelo melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas. Assim, o motor apresenta soluções avançadas de design em vários componentes, como os pistões, o coletor de admissão e o corpo da borboleta. Como melhoria da eficácia de funcionamento, foram integrados recursos como uma válvula termostática pilotada, que aumenta a eficiência térmica, e velas com tecnologia “V” Groove, que melhoram a combustão.
Como complemento, os pistões e anéis são “low friction”. O acabamento dos cilindros também usa este tipo de tecnologia para reduzir atritos. Já as bielas foram desenvolvidas para apresentar alto nível de resistência com baixo peso. Uma rota otimizada das correias (layout), que também contam com tensionador dinâmico, minimiza vibrações e ruídos. O projeto foi todo desenvolvido com foco na otimização de seu funcionamento com os combustíveis locais; por isso, a taxa de compressão é de 12,5:1.
Este conjunto faz o motor 1.5 desenvolver 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 14,2 kgfm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.
Já o 1.6 é o novo FlexStart, estreado no Peugeot 308, que dispensa o uso do “tanquinho” para partidas a frio, com 122 cv de potência e 16,41 kgfm de torque máximo. Este bloco pode vir equipado com o câmbio automático AT8, de quatro marchas, que recebeu mudanças de componentes e programação. Será oferecido ainda paddle-shifts para a troca manual de marchas sem tirar a mão do volante.
Preços, revisões, gama de cores e mercado
Confira abaixo a tabela de preços do novo Citroën C3, com os equipamentos:
Citroën C3 2013 Origine 1.5: R$ 39.990 Traz de série direção elétrica, ar condicionado, trio elétrico (vidros dianteiros, travas e retrovisores), câmbio manual de cinco marchas, airbag duplo frontal, freios com ABS e rodas de 15 polegadas calçadas com pneus “verdes” (de baixo atrito à rolagem) de medida 195/60, entre outros itens.
Citroën C3 2013 Tendence 1.5: R$ 43.990 Acrescenta luzes diurnas de LED, faróis de neblina, para-brisa Zenith, porta-luvas refrigerado e iluminado, rádio com CD/MP3/USB/Auxiliar e conexão Bluetooth para celulares, volante com base cromada, vidro traseiro elétrico, apoio central de cabeça no banco traseiro, detalhes externos na cor da carroceria e rodas aro 15 modelo Tuorla.
Citroën C3 2013 Exclusive 1.6 manual: R$ 49.990 A anterior e mais ar condicionado digital automático, sensor para acionamento automático de faróis e limpadores de para-brisa, retrovisor interno eletrocrômico com guia de LEDs, apoio de braço nos bancos dianteiros, regulador de velocidade, pedaleiras de alumínio, volante com revestimento de couro, detalhes externos cromados e rodas aro 16 modelo OKA.
Citroën C3 2013 Exclusive 1.6 automático: R$ 53.990 Acrescenta câmbio automático de quatro marchas.
Veja os preços das revisões do novo C3:
Revisão de 10.000 quilômetros: 3 x R$ 89
Revisão de 20.000 quilômetros: 3 x R$ 153
Revisão de 30.000 quilômetros: 3 x R$ 161
Revisão de 40.000 quilômetros: 3 x R$ 153
Revisão de 50.000 quilômetros: 3 x R$ 153
Revisão de 60.000 quilômetros: 3 x R$ 190
O modelo será vendido nas cores Blanc Banquise (Branco), Blanc Nacré (Branco Perolizado), Bleu Bourrasque (Azul), Gris Aluminium (Prata), Gris Grafito (Grafite), Noir Perla-Nera (Preto) e Rouge Rubi (Vermelho).
A Citroën espera vender 4 mil unidades mensais do novo C3, enquanto o atual vende entre 2.500 e 2.800 exemplares. O novo Citroën C3 possui 3 anos de garantia contratual e garantia anticorrosão perfurativa 9 anos pela utilização de chapas tipo G7/7 e no G10/10, mais resistentes. O número de concessionárias da marca deverá subir das atuais 165 para 175 em todo o país até o final de 2012.
Fonte: BlogAuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário